buscape

terça-feira, 25 de dezembro de 2012



Ribeira do Pombal



Estou fora de minha cidade natal ha alguns anos, não sei dizer ao certo quantas vezes retornei para ver meus entes querido, estou fazendo planos para que neste ano de 2013 encontrarei um meio de estar nesta cidade maravilhosa.

O município de Ribeira do Pombal tem o seu nome em homenagem ao célebre primeiro-ministro do reino de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo, popularmente conhecido como Marquês de Pombal.

[editar]História

O município teve sua origem a partir de uma aldeia de índios quiriris.
Em 1667 os Jesuítas o padre João de Barros e o padre Jacob Roland chegaram ao local com o intuito de catequizar os índios e acabaram erguendo uma capela com o nome de Santa Teresa. Com a devoção à santa e devido a uma vasta vegetação bastante peculiar na região, o município passa inicialmente a se chamar Canabrava de Santa Teresa de Jesus dos Quiriris.
Em 1758 o vice-rei d. Marcos de Noronha e Brito, 6º conde dos Arcos, sendo parente por afinidade do citado primeiro-ministro do reino, decide por carta régia do dia 8 de maio do mesmo ano, o fim de todos os aldeamentos. Em decorrencia disso o local é elevado a vila e sede de conselho com a designação de Pombal. No mesmo ano a vila passa a ser município.
Em 1760 a aldeia conhecida como Saco dos Morcegos, que pertencia ao município de Pombal, passa a ser uma vila e mais tarde município de Mirandela, porém acaba perdendo sua condição e volta a ser anexada a Ribeira do Pombal.
Ribeira do Pombal chegou a ser integrado ao município de Cipó em 1931 como uma sub prefeitura, mas foi restaurado em 1933 com a designação atual, que foi obtida pelo decreto da Lei Federal nº 311, art 10º, o qual determinava que não poderia haver mais de um município ou vila no país com a mesma denominação. Com isto Pombal passa a se chamar oficialmente Ribeira do Pombal 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário